O Compromisso com a ética desportiva é, por natureza, não apenas uma mera enunciação geral de princípios de atuação concreta perante o fenómeno desportivo mas também uma exigência de conduta a cada momento exigível, e que deve nortear a praxis da vida em tudo o que com o Desporto se relacione e interaja. Consideram-se destinatários do referido compromisso todas as entidades que de alguma forma se relacionam com o fenómeno desportivo, em particular os Treinadores.
A ética ambiental defende que as nossas preocupações morais e as nossas decisões devem incluir o ambiente e a necessidade de um desenvolvimento sustentável, dado que a existência dos seres humanos está intimamente relacionada com a existência da natureza, cujos direitos devem assim ser também tomados em conta. No fundo, trata das atitudes corretas que deveremos ter em relação ao ambiente e da forma como nos relacionamos com o nosso planeta.
Programa de formação, constituído por 29 ações, que irão funcionar em vários locais do país, tem com objetivo central promover a formação no âmbito dos valores e da ética desportiva. Aspira contribuir para a formação de agentes com atuação no âmbito do desporto, promovendo o desenvolvimento de competências de reflexão e de intervenção que permitam a ponderação e a tomada de decisões acerca de questões específicas associadas ao seu contexto profissional.