Apresenta-se a Declaração Antidopagem Atleta-Treinador, uma iniciativa do IPDJ/PNED, da Confederação de Treinadores de Portugal e da Autoridade Antidopagem de Portugal. Esta declaração tem como objetivo de ser mais um meio pedagógico que o treinador, e atleta têm ao seu dispor para repudiar a utilização de substâncias ou métodos proibidos no desporto, apelando à ética e à verdade desportiva. Convidamos todos os treinadores, e atletas assinarem esta declaração. Apelamos a todas as entidades, e agentes desportivos, de modo especial, federações, e clubes a disponibilizarem a presente declaração. Pode descarregar aqui.
Valorizar Socialmente o Desporto: Um Desígnio Nacional Comité Olímpico de Portugal
Dr Rolando Andrade, Psicólogo da Selecção Nacional Liberty Seguros
Vítor Zenha1 Rui Resende1 A. Rui Gomes2 1-Instituto Superior da Maia; 2-Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho
AUTORES Carla Marisa Moreira e Gui Duarte Pestana Palavras Chave: ética; desporto; fair-play; jovens; valores.
O Compromisso com a ética desportiva é, por natureza, não apenas uma mera enunciação geral de princípios de atuação concreta perante o fenómeno desportivo mas também uma exigência de conduta a cada momento exigível, e que deve nortear a praxis da vida em tudo o que com o Desporto se relacione e interaja. Consideram-se destinatários do referido compromisso todas as entidades que de alguma forma se relacionam com o fenómeno desportivo, em particular os Treinadores.
A ética ambiental defende que as nossas preocupações morais e as nossas decisões devem incluir o ambiente e a necessidade de um desenvolvimento sustentável, dado que a existência dos seres humanos está intimamente relacionada com a existência da natureza, cujos direitos devem assim ser também tomados em conta. No fundo, trata das atitudes corretas que deveremos ter em relação ao ambiente e da forma como nos relacionamos com o nosso planeta.
Programa de formação, constituído por 29 ações, que irão funcionar em vários locais do país, tem com objetivo central promover a formação no âmbito dos valores e da ética desportiva. Aspira contribuir para a formação de agentes com atuação no âmbito do desporto, promovendo o desenvolvimento de competências de reflexão e de intervenção que permitam a ponderação e a tomada de decisões acerca de questões específicas associadas ao seu contexto profissional.