CALENDÁRIO 2023 da Patinagem Artística em Portugal


CALENDÁRIO 2023 da Patinagem Artística em Portugal 

Reflexão sobre a coincidência do Camp. Nacional de Livres com o período de exames nacionais.

As atividades extracurriculares são complementos importantes na educação das crianças. 
Estas atividades extracurriculares, como o desporto, assumem-se como momentos educativos não formais que enriquecem o crescimento dos jovens e que ajudam a promover o sucesso escolar.
É do conhecimento geral que o desporto transmite aos jovens valores como o trabalho, o cumprimento de regras, a superação, entre muitos outros. Valores estes que ficam para a vida e que são verdadeiramente importantes ao longo do processo formativo. 
No caso dos atletas que praticam patinagem artística, não têm uma perspetiva de se tornarem profissionais na prática desta modalidade… Pelo que o retorno/satisfação pelo esforço e dedicação à modalidade, em relação aos estudos, deve ser sempre bem ponderada e, neste momento, o reconhecimento público será uma das únicas recompensas fornecidas.
Assim, conciliar a escola e as atividades desportivas é, desde logo, um grande desafio. 
Muitas famílias zelam por garantir os bons resultados académicos dos filhos e colocam em segundo plano o desporto. Mas, é importante também realçar que a prática desportiva tem um conjunto de vantagens ao nível da saúde física e mental dos jovens, que se repercutem ao longo da sua vida. 
Portanto, conciliar a escola e o desporto é importante para a formação e saúde dos adultos do futuro, pelo que é necessário que sejam estabelecidas sinergias entre atleta-família-escola-clube-federação, e que todos estejam envolvidos e conscientes do seu papel no desenvolvimento dos jovens.
Conscientes da importância do desporto na formação académica, e vice-versa, torna-se necessário criar estratégias que permitam conciliar a escola com o desporto de forma a reduzir o insucesso escolar e/ou o abandono do desporto.

Se a totalidade (ou a esmagadora maioria) dos praticantes de Patinagem Artística são alunos que ainda frequentam a escolaridade obrigatória (12º), COMO PODE UM EVENTO TÃO RELEVANTE, COMO O CAMPEONATO NACIONAL, COINCIDIR COM A REALIZAÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS?

09 dezembro 2022

Categorias

Internas
Todas