66.º Webinar c/ Pedro Craveiro


A ATC da World Skate publicou as novas regras para todas as disciplinas que irão vigorar em 2023.

Na sequência destas publicações, a ATPAPortugal vai realizar um ciclo de formações referentes às regras para 2023.

A primeira sessão irá ocorrer com o 66.º Webinar c/ Pedro Craveiro, treinador World Skate Academy, com o tema: “Spins/Piões. Novas regras para 2023”.

Resumo introdutório:

Com a entrada em vigor do Sistema de Ajuizamento Rollart, em quase todas as especialidades da Patinagem Artística, esta mudou completamente a sua filosofia, ajustando-se à modernidade.

Depois de se fazer um diagnóstico dos problemas da Patinagem Artística, iniciou-se um caminho com a implementação de um vocabulário técnico comum em todas as disciplinas (estandardização terminológica) e de se normalizar os valores e coeficientes dos elementos técnicos. 

Há ainda um grande caminho a percorrer por todos, principalmente nos juízes porque ainda não conseguiram tirar da cabeça o velho sistema White e outros que não aplicam corretamente as novas regras (as componentes são o grande “calcanhar de aquiles” do ajuizamento).

Agora depois de se ultrapassar várias etapas a Patinagem Artística mundial está a caminhar para novos desafios com a atribuição de uma marca pessoal a cada atleta/par/equipa, criando Rankings Desportivos que permitem acompanhar o que melhor se faz no Desporto do século XXI. 


Todos os anos desportivos são feitas as alterações/reajustes dos elementos técnicos, das ‘features’, dos respetivos valores, das clarificações de certas especificidades, estes parâmetros são uma realidade que os treinadores deverão estudar cuidadosamente para estarem atualizados e não cometerem erros por desconhecimento.

Em 2023, as regras dos piões voltam a sofrer alterações que poderão ter impacto significativo nos valores dos programas.

Breve currículo do palestrante:

Pedro Craveiro é Treinador internacional da World Skate Academy, acompanhando as novas metodologias de ensino de acordo com o novo sistema de ajuizamento. Conta com uma experiência de mais de 30 anos, alcançando um elevado palmarés através das conquistas pelos seus atletas de diversos títulos nacionais e internacionais, destaque para os campeões da Europa (Pares de Dança 2002, Patinagem Livre 2018 e 2019 e Pares Artísticos 2019) e o Vice-campeão do Mundo de Patinagem Livre Júnior – 2019. Atualmente com atletas no primeiro e terceiro lugar do Ranking Mundial 2022 de Patinagem Livre da World Skate e medalha de bronze no Campeonato da Europa de Seniores 2022, em Patinagem Livre.

Treinador Sénior que acompanha vários patinadores internacionais como técnico consultor.

Coordena Workshops e Estágios em Portugal (clubes da APMinho, APLisboa, AP Porto, APCoimbra, APRibatejo, APSetúbal, APAlentejo e Algarve, APSão Miguel, AP Madeira), Espanha [Bilbao 2016], Itália [Florença 2017] e Brasil [Brasília e Brusque 2021]

Selecionador/ Coordenador Técnico da Associação de Patinagem do Porto de 1997 a 2006 de 2016 a 2021.

Consultor Técnico da APRibatejo no Projeto da Seleção da Patinagem Artística – de 2022 a …


Estão convidados a assistir ao nosso 66.º Webinar .



05 outubro 2022

Categorias

Internas
Todas