Dia Mundial da Criança


No dia 1 de junho comemora-se o Dia Mundial da Criança. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam.

Nesse dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.

Oficialmente o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data (20 de novembro), mas no ano de 1989, foi adotada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990.

*FELIZ DIA DA CRIANÇA!!!*

A recente invasão da Federação Russa à Ucrânia põe em causa os direitos elementares das crianças ucranianas que ficaram impedidas de crescer num clima de Paz e Fraternidade.

Os nossos pensamentos neste dia comemorativo vão para as crianças da Ucrânia e para todas que no Mundo ainda não tem acesso aos direitos humanos. básicos.


01 junho 2022

Categorias

Internas
Todas