54.º Webinar c/ Maria João Lagoa


A ATPA’PT vai realizar o 54.º Webinar com Maria João Lagoa, no dia 23 de fevereiro de 2022, pelas 22 horas, no zoom.

Neste 54.º Webinar irá ser abordada a temática da “importância da literacia física e a sua contextualização no desenvolvimento motor em contexto de treino”.

O que é Literacia física?
A literacia física remete-nos para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais que todas as crianças precisam, como correr, arremessar, segurar e saltar. Estas habilidades motoras oferecem, por sua vez, às crianças, a confiança para participar em diferentes atividades físicas, jogos e desportos.


Breve currículum da Palestrante:
Maria João Lagoa nasceu em 1981, no Porto. 
Formou-se em 2005, com distinção em Educação Física e Desporto pelo Instituto Universitário da Maia (ISMAI). 
Concluiu o doutoramento (2017) em Atividade Física e Saúde na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, com bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e estágio internacional na School of Life Science, em Coventry University (Reino Unido).
Desde 2005, é docente auxiliar na Universidade da Maia e desde 2019 investigadora (integrada) no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD). 
Publicou 3 artigos e mais de 20 trabalhos em revistas com revisão por pares. Tem como áreas de desenvolvimento e interesse, o estilo de vida ativo em idade pediátrica e a influência familiar, competência motora, aprendizagem e desenvolvimento motor e obesidade infantil. 
Recebeu uma menção honrosa em investigação pediátrica, melhor comunicação pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade e prémio de investigação na área de Atividade Física no Annual Congress of European Childhood Obesity Group. É a mentora/coordenadora do programa Gym4PETIZ, promotor de exercício físico e competência motora na 1ª infância em família. Além de estar em curso em diferentes infantários do distrito do Porto e no ISMAI, o Gym4PETIZ foi reconhecido pela Direção-Geral de Saúde (DGS) como iniciativa de apoio à prática de atividade física (aulas on-line) no isolamento/distanciamento social (COVID-19).

Estão todos convidados!

22 fevereiro 2022

Categorias

Internas
Todas