SEGUNDA CARTA ABERTA


Exmo. Senhor Presidente do Comité Técnico Desportivo da Patinagem Artística da FPP,


A ATPAPortugal, na qualidade de representante de mais de uma centena de Treinadores associados de Patinagem Artística em Portugal, começa por endereçar os respeitosos cumprimentos a V. Exa., fazendo votos que se encontre bem de saúde.

No passado dia 03 de dezembro de 2021, a FPP comunicou oficialmente a cessação das funções da equipa técnica nacional de Patinagem Artística, abrindo assim um novo ciclo na PA em Portugal.

 

A ATPAPortugal, no seguimento dessa comunicação da cessação de funções da equipa técnica nacional, enviou aos seus associados um inquérito tendo como lema “Conhecer mais, para agir melhor”, com o objetivo de conhecer algumas das reflexões/sugestões dos Treinadores associados na ATPAPortugal, relativamente à Nova Equipa Técnica Nacional que irá ser constituída,

esperando que V. Exa., na qualidade de Presidente do Comité Técnico Desportivo de Patinagem Artística da FPP, atualmente um dos responsáveis pelo destino da Patinagem Artística em Portugal, tome a devida nota dos resultados deste inquérito.

 

 

Assim, no inquérito foram apresentadas várias questões:

 

PRIMEIRA QUESTÃO:

As funções e os desafios do treinador da Equipa Técnica Nacional de Patinagem Artística são inúmeros, quais os que considera mais importantes?

 

Algumas respostas:

 

“a) Potenciar o trabalho dos treinadores/atletas e clubes portugueses para que a PA possa crescer de forma sustentada. Premiar a excelência e não o amiguismo. b) Criar regras de ação, seleção de atletas e planeamento anual da Equipa Nacional e torná-las públicas. c) Ter experiência e demonstrar capacidade de trabalho e de liderança. d) Apresentar a sua Missão, Visão e Valores;”

 

“Experiência, Conhecimento técnico, capacidade de comunicação, organização e liderança;”

 

“Umas das funções e desafios mais importantes de um selecionador, entre outras, são: -Critérios de seleção; -Avaliação de cada atleta, quanto ás suas capacidades físicas e técnicas, e, também quanto ao seu comportamento/atitude em prova;”

  “Definição de critérios para seleção de atletas. Promoção de ações de formação para atletas e treinadores Acompanhamento mais regular dos atletas selecionados nos últimos anos;”

 

“Formação, Orientação, Coordenação;”

 

“Saber ouvir e refletir;”

 

“Interação com os clubes de norte a sul do país e ilhas, e o mais importante manter a humildade e serenidade;”

 

“Ser imparcial, dar o apoio necessário aos atletas;”


SEGUNDA QUESTÃO:

Qual o melhor perfil de treinador para ingressar na Equipa Técnica Nacional de Patinagem Artística? Por exemplo: 1-Treinador Autoritário; 2-Treinador Flexível; 3-Treinador Condutor; 4-Treinador Pouco Formalista; 5-Treinador Formal ou Metódico; 6-Outro Tipo de perfil.

Porque escolheu este perfil?  

 

Algumas respostas:

“2- Porque acho que um treinador deve ter a flexibilidade de entender os atletas e alguns motivos dos seus treinadores quando optam por determinadas atitudes!”

 

“3- Sendo a PA um desporto individual, o Treinador Nacional deverá atuar a priori, contribuindo para o desenvolvimento generalizado da disciplina em todo o território e afirmando-se como uma mais valia na formação dos treinadores e no auxilio ao trabalho individualizado em cada clube;”

 

“3- Porque acho que o treinador/selecionador deve orientar o atleta selecionado, sugerindo alterações, se necessárias, ao trabalho já desenvolvido pelo atleta e o respetivo treinador, de forma a melhorar mais o trabalho já realizado por ambos e que levou a que o atleta fosse convocado/selecionado e não fazer grandes mudanças/alterações ao trabalho já efetuado;”

“3- Porque penso ser o mais adequado para um técnico responsável por atletas de seleção nacional;”

 

“3- Na minha opinião o treinador é o condutor do caminho que é idealizado para o sucesso tanto no ensinamento técnico como no psicológico;”

 

“4- Porque os atletas de seleção normalmente passam pouco tempo com os treinadores de seleção, por isso devem ser objetivos e formais;”

 

“5- Este tipo de treinador é o que melhor defende os interesses da modalidade. Em geral está interessado em aprender, raras vezes é egoísta e poucas vezes crê ter todas as respostas. Ele tenta ultrapassar-se nas várias vertentes técnicas e habilidades para adquirir conhecimentos. Como o treino se está a converter cada vez mais numa ciência exata, usa todos os meios para acumular informações para ser competitivo. Deve ter as seguintes características: aproximar-se da patinagem de forma calculada e bem organizada, ser lógico no seu enfoque, ser relativamente frio nas suas relações pessoais, possuir alto nível intelectual, ser pragmático e perseverante;”

   

TERCEIRA QUESTÃO:

A figura do Selecionador faz sentido no contexto atual? Porquê? Qual a solução que defende?

 

Algumas respostas:

 

“A única razão da existência do selecionador é porque há necessidade de existir uma pessoa que seja responsável pelas posições técnicas assumidas. Caso contrário, entramos numa perspetiva das decisões poderem ficar diluídas num conjunto de pessoas (do tipo "filho de pai incógnito") como já aconteceu no passado. A criação de equipas técnicas de trabalho pode ser uma solução, mas como já verificamos no passado, uns trabalham, os outros passeiam e ainda há quem queira ter apenas currículo;

 

“O "selecionador" é uma obrigação legal instituída pela Lei de Base do Desporto em Portugal. Contudo, a sua configuração deverá assemelhar-se mais com a de um "coordenador técnico nacional", um dirigente e formador dos treinadores e um avaliador do trabalho desenvolvido de forma contínua no ano;”

 

“Se continuar a haver provas de acesso como os "Opens" e os Campeonatos Distritais e Nacionais talvez não se justifique haver a figura do Selecionador, no entanto se se optar por esta via, terão de ser bem estruturados e especificados os critérios de seleção. Se esta situação se verificar, defenderei esta solução;”

 

“Sim para mim faz sentido, uma vez que é importante que haja uma pessoa responsável por orientar os clubes, treinadores e atletas para o trabalho a desenvolver para chegar às seleções e sou também da opinião que o modelo mais adequado para a fpp seria o da escola italiana ( um selecionador e técnicos nacionais que vão rodando consoante a quantidade de atletas que colocam nas seleções nacionais);”

 

“Sim, porque alguém tem que assumir o cargo e a responsabilidade de coordenar a patinagem no nosso país, e acima de tudo acompanhar os treinadores:”

 

“Sim, deve existir um selecionador, esse deve selecionar os melhores atletas, para reoresentar o pais e existir um guia para a seleção;”

 

”Não! Defendo a ideia de objetivos e critérios de seleção definidos, e a nomeação de técnicos por provas/especialidades responsáveis pela coordenação do trabalho;”

 

“Não. Os Treinador dos nossos atletas já o fazemos como esse fim. Os treinadores com atletas no patamar das seleções na minha opinião devem reunir e trabalhar em conjunto.”


 

QUARTA QUESTÃO:

Faz sentido ter só uma pessoa responsável DTN da PA ou criar uma equipa dividida em duas em Artística/Dança ou três Artística/Dança/Grupos?

 

Algumas respostas:

 

”Um único diretor, assessorado por vários treinadores experientes e com formação (nomeadamente aqueles propostos pela FPP para a WorldSkate Academy);”

 

“Na minha opinião 2 equipas Artístico e Dança. Os Grupos poderiam ter alguém a coordenar para haver um interlocutor nesta vertente. Assim, nesta perspetiva 3 equipas seriam necessárias;”

 

“Penso que faria mais sentido ser criada uma equipa dividida em três Artística/Dança/Grupos, uma vez que são 3 disciplinas da PA distintas;”

 

“Para mim uma só pessoa, mas que seja apoiada com técnicos nacionais que vão rodando consoante a quantidade de atletas que colocam nas seleções nacionais;”

 

“Equipa dividida em três;”

 

“Deve existir equipa de artistica/Danca/Grupos;”

 

QUINTA QUESTÃO:

Há alguma questão que gostaria de colocar para os treinadores responderem?

 

Algumas respostas:

 

“Qual a visão da patinagem portuguesa? Quais as linhas orientadoras para a fixação da escola portuguesa na patinagem internacional? Qual a sua posição sobre a especialização técnica precoce (dicotomia "livres/dança" e as restantes disciplinas?);”

 

“Gostava de saber se eles fossem “Selecionadores” quais eram as primeiras 10 medidas que tomavam;”

 

 

Aproveitamos para convidar V. Exa. a estar presente numa sessão de esclarecimento online para ajudar a que se estabeleça uma comunicação eficaz entre os Treinadores e os responsáveis da PA. Fica lançado publicamente o desafio!

Estamos sempre disponíveis para ajudar o desenvolvimento da Patinagem em Portugal, para que exista uma visão para um futuro sustentado, congregador, positivo e inovador, enviamos

Saudações desportivas

e os nossos mais respeitosos cumprimentos,

ATPAPortugal,


07 dezembro 2021

Categorias

Internas
Todas