CARTA ABERTA


 

Destinatário:

Exmo. Senhor José Raimundo

Presidente do Comité Técnico Desportivo de Patinagem Artística, da FPP

 

   

N. Ref.: OFíCIO n.º 08PA-11-2021

21/novembro/2021

Assunto: Carta Aberta Dirigida ao responsável pela Patinagem Artística em Portugal.

				
						
								 
						
				
		

 

 

Exmo. Senhor Presidente,



A ATPAPortugal, na qualidade de representante de mais de uma centena de Treinadores associados de Patinagem Artística em Portugal, começa por endereçar os respeitosos cumprimentos a V. Exa., fazendo votos que se encontre bem de saúde.

No passado dia 12 de novembro de 2021, a ATPAPortugal realizou o 48.º Webinar com o objetivo de os treinadores associados dialogarem e refletirem sobre a atividade desportiva da patinagem artística nacional nesta época 2021.

Aproveitou-se o momento de final deste ano desportivo para se fazer uma sessão dirigida à obtenção de algumas ideias, reflexões, visões e sugestões para se elaborar um documento final, que será tornado público, onde constam um resumo das posições dos Treinadores que estão no terreno e que, conjuntamente com os seus atletas, clubes e pais, são os “alvos imediatos” das decisões da FPP.

 

Dialogar e refletir sobre o "estado da arte" da Patinagem Artística em Portugal é um dos deveres estatutários da ATPPortugal.

  O presente documento em forma de Carta Aberta visa tornar público as várias reflexões/sugestões realizadas pelos Treinadores associados na ATPAPortugal relativamente à atividade desportiva da FPP em 2021,

esperando que V. Exa., na qualidade de Presidente do Comité Técnico Desportivo de Patinagem Artística da FPP, atualmente um dos responsáveis pelo destino da Patinagem Artística em Portugal, tome as necessárias medidas em defesa da modalidade e, principalmente, tenha sempre em devida conta o interesse superior dos atletas (enquanto crianças e adolescentes), Treinadores, Clubes e demais agentes desportivos.

A

Planeamento da Época 2021

O ano 2021 foi um ano atípico uma vez que no início ocorreu uma paragem das atividades desportivas imposta pelo Plano de Confinamento do Governo da República.

Na sequência da referida paragem o Comité Técnico Desportivo de Patinagem Artística em colaboração com a Direção Técnica Nacional elaborou o Planeamento da época 2021 com uma nova reformulação, destacando, na altura, o seguinte:

B

Os três primeiros Opens iriam ser zonais sendo realizados e seriados da mesma forma dos de 2020 com as alterações do Comunicado n.º 15/2020 do CTDPA;


 

Observação: Tal situação não ocorreu porque o Comité Técnico Desportivo de Patinagem Artística aceitou inscrições de atletas de várias zonas do país, ignorando o comunicado n.º 05/2021, de 25 de março.


C

Cancelamento da realização do Campeonato Nacional de Show e Precisão 2021

 

O Comité Técnico Desportivo de Patinagem Artística justificou o cancelamento com a seguinte argumentação: “ at endendo à data da realização das competições internacionais e à data de retoma dos treinos de Show e Precisão (alto risco), entendemos entre outros pontos, que não há margem para a realização desta prova, tendo por isso que ser realizada na próxima época com todo o espetáculo que esta prova merece ”.

Observação: Com este argumento o Comité Técnico Desportivo de Patinagem Artística optou pela “lei do mais fácil”, ou seja, eliminou precocemente uma competição oficial.

Esta competição faz parte dos quadros competitivos da FPP apresentados tutela governamental, pelo que o Comité se encontrava obrigado a realizar nos termos regulamentares e legais (cfr. art.º 58.º, do Regime Jurídico das Federações Desportivas- RJFD), sendo a fundamentação apresentada pelo Comité Técnico manifestamente vaga e inconsistente atendendo à data da decisão (25/março/2021).

Apesar de ter calendarizado para 2021 a realização do Campeonato Nacional de Show e Precisão, o Comité Técnico Desportivo de Patinagem Artística sabia que a FPP recebeu os valores das inscrições dos atletas que só competem na vertente de grupos e a seis dias de terminar o prazo das inscrições dos atletas na FPP (os clubes foram informados que a referida competição oficial constava do calendário competitivo), cancelou uma competição que ainda poderia realizar até dezembro de 2021, pois  tinha mais de seis meses de calendário.

Registe-se que o Campeonato Nacional de Show e Precisão foi realizado por todos os países da Europa.

Outra curiosidade: no momento em que o Comité cancelou o Campeonato Nacional de Show e Precisão, a data do Campeonato da Europa ainda não estava devidamente confirmada, aliás tendo sido adiada para finais de julho.

Os Campeonatos Nacionais de Patinagem Livre, Pares Artísticos e de Dança, ocorreram depois dos Campeonatos da Europa e esse não foi argumento para não se realizarem os Campeonatos Nacionais.

 

O Comité Técnico Desportivo de Patinagem Artística divulgou uma lista de grupos permitidos a participar em provas internacionais por ordem de prioridade, sendo certo que não tinha suporte legal para criar um apuramento “ad hoc”, é de relembrar que a FPP beneficia do “Estatuto de utilidade pública desportiva“ (ou seja, exerce funções de natureza pública – cfr. art.s 10.º e 11.º do RJFD) por isso deveria aplicar o art.º 58 do RJFD, que estatui:

1 - As competições organizadas com vista à atribuição de títulos nacionais ou outros de carácter oficial, bem como as destinadas a apurar os praticantes ou clubes desportivos que hão-de representar o País em competições internacionais, devem obedecer aos seguintes princípios:

a) Liberdade de acesso de todos os agentes desportivos e clubes com sede em território nacional que se encontrem regularmente inscritos na respectiva federação desportiva e preencham os requisitos de participação por ela definidos;

b) Igualdade de todos os praticantes no desenvolvimento da competição, sem prejuízo dos escalonamentos estabelecidos com base em critérios exclusivamente desportivos;

   

D

A ATPAPortugal realizou um inquérito aos seus associados e a avaliação que os treinadores de patinagem artística fazem da atuação da Comité Técnico Desportivo de Patinagem Artística da FPP relativamente à aplicação do Calendário 2021 é, em termos médios, com uma nota DOIS,  numa escala de 1 a 5 (1 é Mau e 5 é Muito Bom).

 

Como atuação do Comité Técnico Desportivo de Patinagem Artística, os Treinadores o que menos gostaram na aplicação do Calendário 2021 está espelhado nas seguintes frases:

 

“A criação do 5° Open aberto a todos, com aviso de 10 dias de antecedência. A excessiva proximidade das atividades, colocando em risco a saúde dos atletas, e prejudicando a preparação dos mesmos.”

“O 5.º Open, de acordo com os regulamentos, era dirigido só a quem não tinha qualquer tipo de ranking e tivesse participado nos Distritais. A poucos dias de antecedência do 5.º Open, alterou-se as regras!!... Quais os verdadeiros motivos desta alteração? Prejudicar os atletas que em finais de julho podiam participar nos campeonatos nacionais e por isso foram de férias? Assim, quem planeou a época e confiou na FPP e nas regras estabelecidas foram surpreendidos e prejudicados, pois ‘a meio do jogo’ as regras foram alteradas e quando chegaram de férias já se encontravam fora das 30 vagas deixando de poder participar no campeonato nacional.

“Os campeonatos nacionais e torneio nacional poderiam ser feitos de forma que não incluísse um dia da semana, uma vez que os atletas dessa forma têm de faltar à escola.”

“Muitos treinadores durante este período de pandemia, verificaram que não podiam viver só da patinagem porque os clubes fecharam e ficaram sem atividade, vendo-se obrigados a procurar outros empregos para poder viver com dignidade.

Precisamente após a retoma da atividade desportiva, o Comité Técnico, no momento que o desporto amador está a tentar erguer-se, agendou provas (livres/dança, etc.) para os dias úteis, quando os treinadores não podem faltar para não perder o emprego.”

 

“É incompreensível que no final de agosto não se soubesse ainda quais os escalões que se iriam realizar em setembro o campeonato nacional de patinagem livre e pares. Inacreditável.”

“As provas tiveram um grande número de atletas inscritos e ao serem realizadas, na maior parte das vezes, apenas num fim de semana, originou que se prolongassem pela noite dentro, obrigando a que os atletas fizessem a sua prova em horário impróprio (período de descanso das crianças/adolescentes) que, por esse motivo, não puderam apresentar convenientemente aquilo que prepararam e treinaram para se apresentarem nas respetivas provas.”

“Os juízes não podem estar 10 horas seguidas a ajuizar, sob pena de tornarmos este ato nobre numa tarefa desumana (género de escravidão) e que nada defende os agentes desportivos, nem os Valores Éticos Desportivos”.


E

Às perguntas o que se deve manter? O que deve ser alterado? Responderam, em síntese, o seguinte:

 

“O calendário tem de ser repensado para aumentar a eficiência dos atletas em provas... O sistema de Opens tem de ser repensado para que seja mais justo e objetivo... A nota mínima tem de ser reajustada... As regras de todas as provas devem ser anunciadas atempadamente para que as equipas técnicas e os clubes façam as suas escolhas.”

“Repensar sobre os critérios e planeamento dos Opens Nacionais – O painel de juízes deve ser o mesmo; - Não adicionar Opens à última da hora; - Rever a nota mínima dos Livres; - Repensar sobre se a Dança Livre é o melhor critério na dança para alcançar um Campeonato Nacional.”

“O sistema com opens com entrada estrita a certos escalões/disciplina. Disponibilizar o calendário com antecedência e não o alterar. Ajustar a nota mínima às provas nacionais deste ano. Disponibilizar os regulamentos das provas a disputar em cada campeonato no início da época para se conseguir planear o trabalho e não publicar protocolos com menos de um mês de antecedência (p. ex. Taça de Portugal) com programas longos (os programas longos não se treinam devidamente em 3 semanas).”

“Programar as provas para que se realizem em mais que um fim de semana (naquelas que já se sabe que vão ser inscritos muitos atletas). Não programar provas que tenham o seu início durante a semana, obrigando atletas a faltarem às aulas, isto porque 99% dos atletas são estudantes e o desporto é algo que os deve ajudar e não criar problemas acrescidos que podem prejudicar no desempenho escolar.”

“Programar as provas de modo a não colidir com o período de descanso dos atletas, nem com o período de aulas. Que não seja permitido que os atletas façam as suas provas para além das 22:30 h e que não sejam agendadas durante os dias úteis porque obriga os atletas a faltar às aulas e os treinadores (e pais) que trabalham tenham de faltar ao trabalho para acompanhar os atletas.”

“A publicação dos horários das provas está a sair muito em cima das competições sem que haja grande tempo para os treinadores, clubes e pais possam planear atempadamente as deslocações e estadias.”

“Seria benéfico para todos se os treinadores e juízes realizassem ações de formação conjuntas para que se chegue a alguns consensos relativamente ao ajuizamento .”

“A FPP como única responsável pela Patinagem Artística deve alterar a sua postura na aplicação dos seus estatutos e regulamentos. Vejam: o Regulamento de Juízes e Calculadores de Patinagem Artística da FPP é de 2011 (dez anos!!!). Este Regulamento não tem previsto Painel Técnico, juízes QOE, Data Operator, etc. .  Vive-se um género de “República das Bananas” em relação ao regime das incompatibilidades nas funções, pois decide-se por comunicado, não por regulamentos.

É no mínimo estranho que, do ponto de vista da Ética, a FPP exija o cumprimento de regras aos agentes desportivos quando ela própria não cumpre os estatutos [art.º 37º/1, alínea c), no caso da arbitragem] nem crie regulamentos que respeitem as regras definidas pelos competentes órgãos internacionais.”

“Pede-se mais transparência no trabalho que está a ser realizado pela FPP. Contactar com quem efetivamente está no terreno diariamente para que juntos possamos fazer crescer a nossa modalidade.”

 

Estando naturalmente disponíveis para ajudar no desenvolvimento da Patinagem em Portugal, para que exista uma visão para um futuro sustentado, congregador, positivo e inovador, enviamos

Saudações desportivas

e os nossos mais respeitosos cumprimentos,

 

 

ATPAPortugal,

 


21 novembro 2021

Categorias

Internas
Todas